O governador Carlos Moisés da Silva reiterou esta noite que a sonegação em Santa Catarina atinge R$ 10 bilhões. Assinalou que só no comercio de cigarros a fraude seria superior a 185 milhões de reais.
A confirmação da sonegação tributária aconteceu durante palestra sobre os 10 meses de governo na solenidade comemorativa dos 50 anos de fundação da Loja Maçônica Jerônimo Coelho.
Moisés sustentou que está baseado em fatos e dados para revelar esta cifra sobre a sonegação de impostos.
Continua depois da publicidade
Durante a exposição revelou que recebeu o Estado com um déficit orçamentário de 2,5 bilhões de reais e que pretende encerrar o ano com 1,2 bilhão de reais. Na saúde, a dívida está em 150 milhões de reais. Pretende zerar este déficit com a devolução de recursos dos demais Poderes, assunto tratado em reunião com os presidentes na Casa da Agronômica.
O governador confessou que se a arrecadação não tivesse alcançado 12,67% durante o ano, o Estado corria risco de atrasar salários.
Ele anunciou investimentos de 1,2 bilhão em educação, 206 milhões com bolsas de estudos para alunos de universidades comunitárias e 190 milhões para os hospitais filantrópicos.
O governo tinha 2.600 contratos para uso de telefonia fixa. Hoje tem apenas um. Além disso, substituiu despesas com papel instalando o governo digital. Transporte de servidores e compra de combustível também passaram a sofrer rigorosa fiscalização e controle.o.
Ouça o comentário do Jornal da CBN desta sexta-feira (22):
Continua depois da publicidade