Faltando apenas 38 dias para a eleição mais diferente do século 21, a maioria da população continua desinteressada e sem candidatos favoritos. Há apenas duas realidades distintas que estão sendo confirmadas pelas consultas internas e pelas pequisas.
Continua depois da publicidade
Eleições 2018: acompanhe a apuração do segundo turno em tempo real
A primeira é o fraco desempenho de Geraldo Alckmin, do PSDB, aqui em Santa Catarina. Há indicativos de que a lógica política pode explicar. Irrecusável admitir, como querem os tucanos, que o ex-governador paulista tem uma biografia inatacável. Entre outras qualidades, governou em quatro mandatos o maior Estado do Brasil, na prática, o segundo maior país da América Latina. Cidadão exemplar e ficha limpa sem condenação.
Carece de oxigenação popular porque tem uma retórica marcada pela serenidade, pelo equilíbrio, o que lhe rendeu o apelido de “picolé de chuchu”. Para uma platéia que anda cansada de coalizão, acordos e troca-troca, o acerto com o Centrão garante o maior tempo de TV, mas está afugentado uma parcela considerável de eleitores. Com estes apoiadores, que ontem eram aliados do lulopetismo, não fará as profundas reformas que o povo está pedindo há muito tempo.
Quem encarna hoje o voto do protesto, da mudança, de um governo diferente, é o deputado Jair Bolsonaro. Esta é a percepção de uma população cansada de tanta bagunça, violência, lixo na TV, desemprego, ataques à família, inversão de valores e desprezo a princípios, esta parcela descontente encontra no parlamentar a bandeira que procurava. De alguma forma, em seu forte discurso, Bolsonaro se apropriou da retórica que, em passado recente, era do PSDB.
Continua depois da publicidade
Confira as notícias das Eleições 2018
Curtas
* Mauro Mariani foi o primeiro a ter registrada a candidatura ao governo pelo TRE de Santa Catarina.
* Presidenciável Ciro Gomes (PDT) estará amanhã em Lages participando de eventos partidários e eleitorais.
* Pelo menos mil lideranças participaram do lançamento da candidatura de Júlio Garcia (PSD) no Maré Alta, em São José. Presentes Esperidiao Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD).