Confira entrevista com o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Junior:
Continua depois da publicidade
Quais as prioridades para melhorar a segurança pública catarinense?
Investimento em inteligência, inovação e tecnologia. Estes novos equipamentos darão mais efetividade ao trabalho policial e ao trabalho de segurança pública.
Continua depois da publicidade
Quais são concretamente estes investimentos?
Estamos nos investimentos materiais, como atualização dos coletes, munições e modernização da frota com a aquisição de 260 novas viaturas. A inteligência está voltada para o video monitoramento como avanço do programa Bem-Te-Vi. Fizemos um edital para cameras privadas que possam ser incorporadas a segurança pública. Estamos criando softwares novos para estas cameras: de reconhecimento facial, de reconhecimento de voz e de constatação de comportamento dissonante, como visualizaçao de uma arma, incêndio, postura de indivíduos. Tudo isso vai ajudar muito na investigação policial.
Veja também: Secretário de Segurança de SC descarta concurso de soldados da PM em 2018
Ouça entrevista com Alceu de Oliveira Pinto Junior à Rádio CBN
Em termos de cidades, onde a ação foi mais efetiva?
Nos municípios de Florianópolis e Joinville, com maior mancha criminal. Houve redução acentuada nos índices, como homicídios, tráfico de entorpecentes, apreensão de drogas e prisão de lideranças. E estamos concentrados também em outros municípios de menor incidência criminal para evitar a migração da criminalidade.
A maior causa continua sendo o tráfico de drogas?
O combate sistemático ao tráfico de drogas é fundamental porque ele se relaciona com as organizações criminosas. O grande problema da segurança pública, de violência e criminalidade, está relacionado com organizaçoes criminosas, que tem como principal fonte de renda o tráfico de drogas.
Com sólida formação acadêmica, o que mudou em sua avaliação sobre a segurança pública?
Eu já respeitada os homens da segurança pública. Mas, agora, respeito muito mais o trabalho das pessoas que integram a Policia Militar, a Policia Civil, Corpo de Bombeiros, IGP e Detran. São valores muito superiores ao profissional, ao dia a dia, aquele ser humano preocupado com os companheiros, com os grupos a que pertencem e, principalmente, com a tranquilidade da população de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A sociedade não deveria reconhecer melhor estas pessoas?
Certamente! Já existe em Santa Catarina valorização das forças de segurança. Mas o merecimento é muito maior do que o reconhecimento que ainda pode e deve ser prestado. Comentava com um policial que os grandes elogios que deve receber estão nas folhas em branco: o crime que não ocorreu, o filho que não morreu, a arma que não foi disparada, a droga que não foi usada. O que não aconteceu, por ação preventiva corajosa, é o grande mérito das forças de segurança.