O advogado de Dário Berger (MDB), Nilton Macedo Machado, anunciou que está requerendo o cancelamento do registro no Cadastro Nacional do CNJ, que dá o senador como inelegível, referente a uma condenação de 2008, de pagamento de multa e suspensão dos direitos políticos por três anos. Alega que já houve trânsito em julgado em 2011 e que “o registro é ilegal e indevido”. E enfatiza que a certidão positiva do Tribunal de Justiça (TJSC), igualmente sobre inelegibilidade, não tem valor “porque o próprio TJSC mandou excluí-lo”.
Continua depois da publicidade
Faturou
O ex-ministro Ciro Gomes, presidenciável do PDT, ganhou oxigênio e votos com sua atuação na entrevista à Central das Eleições da Globo News. Inteligente e com excelente memória, respondeu a todas as questões sem perder o controle emocional. Fugiu da imagem de político destemperado e pavio curto. E faturou.
O vice
Durante comício realizado há uma semana em Palmitos, no Oeste catarinense, o deputado Mauro Mariani (MDB) revelou que estava acertando seu candidato a vice. Seria do Vale do Itajaí e era ex-prefeito. Todos leram: João Paulo Kleinübing. O presidente do Democratas conversou sobre ser vice de Gelson Merisio. E acabou vice de Esperidião Amin (PP).
Continua depois da publicidade
Sem Fundos
O presidenciável do Partido Novo, João Amoêdo, lotou o Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, durante palestra acompanhado pelo técnico Bernardinho. Voltou a condenar os privilégios públicos e descartou o uso do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. Fez uma selfie no palco com os colaboradores.
Imprensa
Em duas notas divulgadas sobre a ação penal por crime de caixa 2, que tramita na 12ª Zona Eleitoral da Capital, Raimundo Colombo culpou a imprensa. A mensagem aos correligionários foi mais forte: “Noticiar um fato ocorrido meses atrás como se houvesse ocorrido hoje, às vésperas do início da eleição, é uma tremenda falta de caráter. É por essas e outras que a imprensa tem perdido credibilidade junto à sociedade. Todas as acusações criminais envolvendo meu nome foram arquivadas pela Justiça. Essa que trata de financiamento eleitoral certamente terá o mesmo destino”.
Energia solar
Um inédito acordo de cooperação entre a UFSC e a Nissan será firmado hoje, às 11h, no Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da universidade federal, no Sapiens Park. O presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, estará presente. A UFSC aprofundará pesquisa sobre aplicação de baterias usadas em sistemas de energia renováveis. O Laboratório do Centro de Pesquisa da universidade já desenvolveu projeto sobre ônibus elétrico movido a energia solar, usado no transporte do campus. O laboratório é dirigido pelo professor Ricardo Rüther.
Ônibus no Vale
A prefeitura de Blumenau sai na frente na adoção de novas tecnologias para melhorar o sistema de transporte coletivo. O prefeito Mário Hildebrandt (PSB) anunciou as operações do aplicativo Blumob.
Continua depois da publicidade
Explica: “Agora o usuário do transporte pode acompanhar em tempo real a localização da sua linha de ônibus. Outra novidade é o reconhecimento facial, para comparar se quem passa pela catraca é o dono do cartão”.
Curtas
* Juiz federal substituto Diógenes Tarcísio Teixeira rejeitou embargos do Instituto Nosso Brasil, que pretende indenização de R$ 960 milhões pelos prejuízos dos associados da Fundação Celos.
* Senador Álvaro Dias, presidenciável do Podemos, estará hoje em Videira. Participará de encontro na Câmara de Vereadores. Será seu último compromisso antes da convenção que homologará sua candidatura.