A advogada Solange Donner Pirajá Martins, primeira mulher a presidir a Caixa de Assistência dos Advogados, foi condecorada pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina com a Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra.
Continua depois da publicidade
A solenidade no Salão Nobre da OAB-SC, teve a presença do presidente da Ordem, Rafael Horn, de advogados e familiares da homenageada.
Ao receber a Comenda, a advogada Solange Pirará Martins revelou que quando começou a frequentar a Faculdade Direito na década de 1950 apenas três mulheres tiveram conquistado o bacharelado. E que sua turma contava com apenas 9 mulheres.
Durante brilhante discurso de agradecimento dividiu a homenagem com as mulheres do Direito e de suas atividades ao longo dos últimos 60 anos.
Os oradores indicados pelo Iasc ressaltaram o ineditismo da advogada Solange Pirajá Martins em várias atividades familiares e profissionais e sua atuação destacada na Chefia do Departamento Jurídico da Fiesc, inovando nas relações entre empregados e empresários.
Continua depois da publicidade
Era casada com o advogado Silvio Pirajá Martins, criminalista de grande expressão e prestígio em Santa Catarina e fora do Estado, que faleceu em acidente automobilístico na Rodovia Presidente Dutra, entre Rio e São Paulo, quando ia atender um cliente.
A Dra. Solange é a primeira mulher advogada a receber a Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra. Ela já é detentora da Medalha João Batista Bonnassis, a principal condecoração da OAB catarinense.