Manifestações populares de apoio ao movimento dos caminhoneiros se repetiram em várias cidades grandes e pequenas de Santa Catarina. Na pequena Calmon, no Alto Vale do Rio do Peixe, o povo ocupou a via central para protestar contra a roubalheira, a carga tributária e o desemprego. Em São Carlos, no Oeste, a população fez passeata até Águas de Chapecó. 

Continua depois da publicidade

              

Os preços

Depoimento de um jovem agricultor sobre o preço do óleo diesel viralizou nas redes sociais. Ele mostra um trator com tanque de 57 litros. Para enchê-lo com produtos agrícolas precisa de sete sacas de 50 quilos de milho, 41 dúzias de ovos e 181 litros de leite. Trabalha 16 horas por dia, sete dias na semana e 365 dias por ano.

 

Continua depois da publicidade

Confira as últimas notícias sobre a greve dos caminhoneiros

 

Pesquisa

Já são incalculáveis os prejuízos das indústrias de Santa Catarina com a falta de insumos e os impedimentos de transporte de mercadorias para o comércio nacional e exportações. Várias estão dando férias coletivas em Joinville, Blumenau e Grande Florianópolis. A Fiesc está realizando uma pesquisa sobre a situação real das indústrias em função da greve.

               

Desespero

A situação dos avicultores no Oeste catarinense é considerada desesperadora. O governo estadual garantiu fornecimento da ração com caminhões identificados, mas os grevistas criam dificuldades. Os veículos receberam instruções de só viajarem de dia. Os criadores já planejam matança geral de aves em condições de abate que não podem ser levadas aos frigoríficos. Serão milhares para enterro em vala comum.

               

Solidariedade

Deputado Osvaldo Mafra, do Solidariedade, detonou o governo federal durante discurso da tribuna da Câmara Federal. Começou dizendo que o presidente Temer está sem credibilidade para administrar o país. Mafra ocupa cadeira de Santa Catarina no lugar do deputado Jorge Boeira, do PP, que está licenciado. Osvaldo Mafra, presidente da Força Sindical no Estado, é também o presidente do Solidariedade.  

             

Comparativo

O cenário caótico registrado no Brasil foi provocado pela Petrobras, o monstrengo estatal onde a roubalheira escandalizou o Brasil e o mundo.  Pois bem!  A Petrobrás tem mais de 180 mil empregados e produz 2,1 milhões de barris/dia. Já a Statoil, da Noruega, refina por dia 2,1 milhões de barris por dia e tem apenas 20 mil empregados.

Continua depois da publicidade

Por isso, os brasileiros pagam a gasolina mais cara do mundo.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também:

64 milhões de aves já morreram no país por falta de alimentação, alerta ABPA

Falta gás de cozinha em SC, diz sindicato

A política de subsídio ao diesel é o mesmo que andar em círculos