Desde que a Ilha de Santa Catarina foi castigada pelo maior temporal dos últimos 20 anos, com uma precipitação inédita nos bairros e praias do norte, um fato positive vem sendo registrado no balanço: a  agilidade com que agiram os órgãos públicos, especialmente, a Prefeitura Municipal no atendimento às vítimas e, sobretudo, na recuperação da cidade.

Continua depois da publicidade

O prefeito Gean Loureiro ganha pontos com a incansável dedicação as ações de reconstrução, comandando pessoalmente muitas as operações, reunindo-se com os assessores e acionando homens e máquinas para os trabalhos de limpeza, desobstrução e recuperação.

Dia, noite e madrugada,  tem comparecido nas áreas mais castigadas, nos morros, bairros e praias, para acionar máquinas e caminhões.  A Comcap também vem dando boa contribuição com a coleta de entulhos, móveis e eletrodomésticos perdidos pelos municípios mais castigados pelas chuvas.

O telefone 199 da Defesa Civil foi divulgado amplamente para ser impulsionado por todos os que tivessem lixo pesado para recolher.

No sábado, as principais praias já estavam limpas. Todas elas ficaram atoladas de entulhos de toda espécie, trazidos pelo vento nordeste de vários pontos do Litoral Norte.

Continua depois da publicidade

Áreas que estavam causando poluição das águas do mar também tiveram intervenções pontuais de máquinas da Prefeitura, visando a proteção dos ilhéus e dos turistas nos banhos de mar e presença nas praias.

Gean Loureiro e sua equipe estão, nestes primeiros dias, a merecer aplausos da população pela forma com que enfrentam esta situação difícil, causada por chuvas que surpreenderam a maioria da população da Ilha, pelo volume de precipitação.

Que continue até o atendimento de todas as comunidades.

Acompanhe outras publicações de Moacir Pereira