“Foi assassinato” proclamou o deputado Ivan Naatz (PV) sobre o acidente na BR-470, que causou a morte de duas moças e ferimentos em outras três. O acidente foi provocado pelo motorista Evanio Wylyan Prestini, dirigindo um veículo Jaguar na contramão. Segundo a Policia Rodoviaria Militar, o motorista estava visivelmente embriagado. Naatz, que é advogado, assumiu como assistente criminal em favor de uma das vítimas. Até quando motoristas embriagados continuarão a matar vítimas inocentes nas estradas catarinenses?
Continua depois da publicidade
Pesquisa
Conselho Nacional das Fundações de Apoio à Pesquisa(Confies) reuniu-se na Fapeu-Ufsc com participação de professores e pesquisadores da região sul. Na abertura dos trabalhos, o professor Fernando Peregrino, presidente do colegiado homenageou o falecido reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, destacando sua atuação pela pesquisa. Por Santa Catairna, presentes os professores Raul Valentim da Silva, Gilberto Angelo, Felicio Margotti. Na pauta, os fundos de apoio com a posse dos novos governantes.
Protesto
Presidente da Facisc,Jonny Zulauf, está veiculando contundente depoimento na Internet contra o governo estadual pelos decretos de aumento de impostos. Diz textualmente: “O governo quer resolver o custo de sua incompetência, da ineficácia da gestão com aumento de impostos”.
Afirma que o setor produtivo está indignado, também, com o secretário da Fazenda, que acusou os empresários de sonegação. “Nossa indignação e revolta. Isto é uma calúnia”. E pede a revogação dos decretos.
BRDE
O professor Marcelo Haendchen Dutra, atual Diretor Financeiro da Celesc, é o novo presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. A indicação foi submetida ao Comitê de Elegibilidade da estatal e aprovada pelo governador. Dutra afasta-se esta semana da Celesc. Será substituído interinamente pela Diretora de Gestão Corporativa, Claudine Anchite. Marcelo Dutra tem amplo currículo de atividades nas áreas financeira e contábil. Tem Mestrado em Contabilidade e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC.
Continua depois da publicidade
Inovação
Notícia realmente auspiciosa para os jovens que se dedicam ao estudo das tecnologias digitais e se entusiasmo com a inovação tecnológica. Na Grande Florianópolis existem mais de duas mil vagas para profissionais de inovação, em especial, de desenvolvimento e marketing digital. O mercado cresce de forma impressionante. Na liderança do processo, o excelente trabalho da Acate, da Certi e do Sapiens.
Punição
A decisão da juiza Cláudia Inês Maestri Mayer, de Blumenau, mereceu elogios do deputado Ivan Naatz e comentários de aplausos nas redes sociais. A magistrada decretou a prisão preventina do motorista Evânio Wyllyan Prestini, 31 anos, por questão de segurança. Irrefutável seu argumento: “Não é certo “premiar” sua conduta (a de Evanio) com a concessão de liberdade, enquanto duas jovens inocentes e sem o direito de escolha tiveram suas vidas ceifadas tão precocemente.”
Isonomia
Presidente do Sindicato dos Analistas da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina(Sindifaz) protocolaram requerimento ao secretário Paulo Eli pedindo a aplicação da isonomia salarial, com base na atual legislação. Alegam que “outras carreiras da Secretaria da Fazenda foram beneficiadas pela implantação da alteração do teto remuneratório previsto na Emenda Constitucional n. 68/2013. O requerimento é assinado pelo presidente Mário Luiz Pereira.
Turismo
Secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, lança amanhã na sede do Jockey Club, às 19h, o livro “Brasil-Potência Mundial de Turismo”, com selo da Editora Dois por Quatro, do jornalista Valmor Fritsche, de Florianópolis. O evento é promovido pelo grupo Radar e terá homenagens ao secretário e ao governador João Dória. A obra tem estudos e textos de várias autoridades e empresários nacionais ligados ao turismo.
Continua depois da publicidade
Literatura de SC
Transferida para um espaço mais nobre e mais “clean”, a Livraria Catarinense do Shopping Beiramar inovou a partir deste ano. Ampliou o espaço da Estante sobre Literatura Catarinense, por orientação de sua supervisora, Rosinete Silva Werle(D), com dezenas de títulos de autores catarinenses e outros que trazem dados sobre Santa Catarina. A Catarinense tem hoje sete lojas no Estado. Um dos mais assíduos clientes é o Procurador Federal Georgino Melo e Silva(E).