Acari Menestrina nasceu em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, e aos 4 anos ficou órfão de pai. A mãe, outra heroína a integrar a galeria das honradas mulheres catarinenses, zelou pelos filhos trabalhando como cozinheira e lavadeira no Colégio Salesiano. Viabilizou a formatura do filho como técnico do Colégio Agrícola de Balneário Camboriú. Com estudo e trabalho, Menestrina virou um dos milhares e competentes discípulos do extraordinário Glauco Olinger, fundador e diretor da Acaresc. Foi extensionista rural no extremo Oeste, enfrentou incontáveis adversidades, sempre com "leite no sangue e queijo no coração". Importou vacas, melhorou as pastagens e começou uma revolução na região. Tinha seis empregados em 1978. Quatro décadas depois conta com mais de mil colaboradores e transformou a Gran Mestri na maior e mais qualificada indústria de queijos do Brasil. O sonho foi realizado e o Oeste tem hoje a maior bacia leiteira do país. Pelo menos 80 mil famílias da região dependem da produção de leite, produzindo 3 milhões de litros todos os dias. O Oeste produz hoje mais leite que o Uruguai inteiro.
Continua depois da publicidade
Apesar do grande sucesso empresarial, o exemplar empreendedor não para. Continua viajando em busca de tecnologia avançada. Em outubro, visitou 12 fábricas na Itália. Está criando e lançará novos produtos no mercado em 2018: tiramissu, linha gourmet, manteiga especial e outras novidades gastronômicas.
Homenageado com a família pela Fiesc, Acari Menestrina se declara energizado com novos desafios, vibrante com a geração de empregos e festeiro com a aprovação de seus produtos pela população.
É outro magnífico exemplo do criativo empresário catarinense. E prova outra vez que Santa Catarina faz a diferença.
Vida longa
Continua depois da publicidade
Ao apresentar os resultados excepcionais do programa Aliança Saúde-Competitividade, o diretor regional do Sesi, Fabrizio Pereira, anunciou uma meta ambiciosa para Jaraguá do Sul. Transformar-se na cidade mais saudável e longeva do mundo. Exemplo em múltiplos índices sociais, econômicos e culturais, Jaraguá já ocupa a 11ª posição no ranking.
Rodrigo de Haro
Uma coleção inédita com obras do artista Rodrigo de Haro, com 22 cartas de Tarot, reproduzidas em mosaico em grandes painéis de concreto, será inaugurada neste domingo, às 17h, no Passeio Pedra Branca. A confecção contou com o talentoso artista Idésio Leal, parceiro de Rodrigo nos mais belos mosaicos espalhados pela Ilha e por Santa Catarina. Rodrigo orientou a execução do Hospital de Caridade, onde estava internado, em singular sintonia com Idésio. Tarot Pedra Branca ficou show!
Curtas
*Professor Ernesto Tremel, biologista da pesca, foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado de Santa Catarina.
*Título de cidadã honorária de Criciúma foi outorgado à juíza Débora Rieger Zanini pela Câmara Municipal.
Continua depois da publicidade