A partir desta terça-feira, Santa Catarina passará a contar com um aeroporto maravilhoso. No domingo, o que se viu foi tudo trancado. Previsível, mas não planejado. Era carro demais. Mas faltou planejamento à Polícia Rodoviária para evitar o fiasco de domingo. Governo e prefeitura que se unam e convidem os suíços para destravarem a imobilidade da Ilha. Eles têm em Zurique o melhor sistema de transporte coletivo da Europa.
Continua depois da publicidade
Apoio À PEC
O presidente da Fecam, Joares Ponticelli (PP), manifestou total apoio à emenda constitucional que garante execução das emendas impositivas dos parlamentares no orçamento estadual, enquadrando em crime de responsabilidade o governador que não liberar os recursos. Justificou: “Não se pode continuar vendendo ilusão. Os prefeitos têm que ter a certeza de que o recurso previsto vai ser mesmo liberado”.
Marinha
Advogados do escritório Péricles Prade estarão presentes dia 9 de outubro em Brasília, na audiência pública que vai debater a polêmica dos terrenos de marinha na Ilha de SC e no litoral catarinense. São especialistas nesta matéria e atuam na Justiça desde 2013, questionando ações do SPU, que realizou uma demarcação coberta de falhas técnicas. Várias comunidades prejudicadas com os novos limites continuam criticando a demarcação.
Defesa cibernética
Presidente-executivo na Associação Nacional de Certificação Digital, o catarinense Egon Schaden Junior promoverá nesta segunda-feira, em Florianópolis, um encontro com autoridades, parlamentares e convidados com a presença do general de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, Guido Naves. Na pauta, a delicada questão da segurança cibernética. O senador Esperidião Amin, o presidente da Fiesc, Mário Aguiar, e o presidente da Acate, Daniel Leipnitz, estarão presentes.
Sem futuro
O grupo radical de estudantes da UFSC que liderou uma greve inoportuna e absurda resolveu irritar também a população da Capital. Depois de bloquearem a entrada do campus com carteiras, prejudicando milhares de acadêmicos, partiram para pichação no viaduto perto do Avaí, que nem foi aberto ao tráfego. Uma irresponsabilidade e ilegalidade. Afinal, o “Future-se”, do MEC, é um plano para beneficiar universidades. Todas as premiadas universidades – Harvard, Stanford – têm parcerias com a iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
Acidentes
Do leitor Jorge Destri Jr, via e-mail: “O Observatório Nacional de Segurança Viária revela que 5% dos acidentes são causados por problemas na via, outros 5% por falhas nos veículos, mas 90% são pelo fator humano: excesso de velocidade, cinto de segurança, uma mão no volante, mudança repentina de faixa, pouca distância de veículos, excesso de cargas, uso do celular, consumo de bebidas alcoólicas”.