O governador Eduardo Pinho Moreira teve a primeira derrota política na Assembleia Legislativa. A Comissão de Constituição e Justiça rejeitou a polêmica Medida Provisória 220/2018, que reduz a alíquota do ICMS de 17% para 12%, por ele assinada. A MP provocou uma forte reação da Fecomércio e de entidades ligadas ao comércio.
Continua depois da publicidade
Os deputados Gelson Merisio e Jean Kuhlmann, do PSD, fechados com os líderes empresariais, articularam a surpreendente votação. O parecer foi dado por Jean Kuhlmann, o presidente, e a maioria votou pela inadmissibilidade da medida provisória. Os deputados Valdir Cobalchini e Mauro de Nadal, do PMDB, estavam no café com o ministro Henrique Meirelles na Casa d’Agronômica.
Leia também: Fiesc apoia medida provisória que reduziu alíquota do ICMS
Continua depois da publicidade
Se a decisão for confirmada pelo plenário, a MP será arquivada, cancelados seus efeitos. Havendo rejeição pelo plenário, retornará à Comissão de Justiça para designação de um novo relator da matéria.
A decisão da Comissão é mais um capitulo na luta política que divide o PSD e o PMDB. Amplia de forma irreversível o distanciamento entre os dois partidos. Tem relação direta com as eleições de outubro e com as últimas manifestações dos líderes dos dois partidos.
Eduardo Moreira recebeu solidariedade da Fiesc, que emitiu nota apoiando a MP 220. A previsão do PSD e seus aliados é de arquivamento da medida provisória com 25 votos. A conferir a nova reação de Moreira e do PMDB.
Jeito Catarinense
Lançado em Chapecó pelo presidente da Acaert, Marcelo Petrelli, a campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”. Envolverá 120 mil alunos de 8 a 12 anos em toda a rede estadual. O ato teve a presença do governador Eduardo Moreira, do prefeito Luciano Buligon e lideranças políticas e empresariais. É a maior campanha social já realizada em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Expansão
Presidente da Havan, Luciano Hang, assina hoje, às 11h, em Chapecó, a renovação de contrato de patrocínio com a Chapecoense. Ele esteve reunido com o prefeito Antônio Ceron (PSD) tratando da segunda megaloja do grupo na cidade de Lages. Ficará na BR-282, vai gerar 110 novos empregos e investimentos R$ 10 milhões. Previsão de inauguração em setembro deste ano.
Veja também: Luciano Hang: fez que foi, mas não foi
Curtas
*O ex-reitor Ernani Bayer deixou o Conselho da Celesc Geração e assumirá o Conselho de Administração da Casan.
*O presidente da Acatmar, Mané Ferrari, também gerente Aquaviário da Secretaria de Infraestrutura, foi admitido na Confraria Europeia de Vela, integrada por 25 países.