O ano de 2018 começou num clima de animação e expectativa positiva com o desempenho da economia, a partir das previsões otimistas sobre crescimento do PIB superior a 3%. Terminada a temporada, a situação econômica começou a desinflar, com dados até preocupantes, que se agravaram nos últimos dias com aumentos sucessivos na cotação do dólar. É ótimo para os exportadores, mas péssimo para o mercado interno.

Continua depois da publicidade

A avaliação feita aqui em Florianópolis pelos empresários reunidos no 90º Encontro Nacional da Construção Civil encontra explicação na área política. Um Congresso Nacional improdutivo, com debates desconectados dos interesses da sociedade, as reformas que não acontecem, os fatos novos denunciados pela Operação Lava-Jato, setores da esquerda primitiva afrontando o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal, e outras tentativas de radicais dos responsáveis pelo desastre econômico de impedirem a retomada efetiva do desenvolvimento.

Leia também: Em Florianópolis, Temer anuncia R$ 44,1 milhões em crédito para 8 cidades de SC

Advogado e empresário Hélio Bairros, presidente do Sinduscom, um dos promotores do 90º ENIC, observou no Centro de Convenções de Canasvieiras, que a contaminação da politica acaba prejudicando a economia. O ano eleitoral agrava a conjuntura pela falta de candidatos confiáveis e pela ausência de propostas para tirar o Brasil do atoleiro em que foi mergulhado nos últimos anos.

A queda da expectativa favorável e a falta de confiança produzem outro efeito diabólico na economia: os juros estão baixos, mas o crédito continua difícil. Falta de credibilidade dos candidatos e dos políticos.

Continua depois da publicidade

Apae

A situação financeira da Apae de Florianópolis já está perto da calamidade. Responsável pela educação e assistência de 600 alunos, a Associação tem dificuldades até de viabilizar o transporte escolar. O Shopping Beira Mar dará hoje contribuição importante, realizando a segunda edição do Estacionamento Solidário. Toda a renda obtida com a estadia dos veículos será destinada à Apae. Ali, também  podem ser feitas doações e aquisição de produtos artesanais dos estudantes.

Mulheres

Um debate sobre mulheres na política vai ser promovido amanhã, às 19h, no plenarinho da Assembleia Legislativa. Terá palestra da advogada Eneida Desirée Salgado sobre “Democracia Interna dos Partidos e Financiamentos de Campanhas”. O movimento “Mulheres na Política” é liderado pela ex-presidente da CDL da Capital, Sara Camargo, que disputou cadeira na Câmara Municipal, mas não se elegeu.      

Curtas

*O presidente do PSD, Gelson Merisio, participa de nova etapa das “Sabatinas Regionais” hoje, em São Lourenço do Oeste e amanhã em Chapecó. Esteve ontem visitando sete municípios do sul catarinense.

*”Novas Tendências do Mercado Imobiliário” é o tema do encontro marcado para hoje, às 19h30min, no auditório da OAB-SC.

Continua depois da publicidade

Veja também: 

Prefeitura lança site com propostas para a ponte

Santa Catarina pode ter a primeira neve do ano neste fim de semana