O presidente estadual do PMDB, deputado federal Mauro Mariani, ganhou força no primeiro escalão do governo Eduardo Moreira. Nomeou seu assessor Tufi Michreff Neto (PMDB) como o novo secretário de Turismo, Cultura e Esporte. E, agora, a professora Simone Schramm, ex-secretária regional de Joinville, como nova secretária de Educação, no lugar do professor Eduardo Deschamps (PSD). Ela é sogra de Mariani.

Continua depois da publicidade

A escolha surpreende, pois o escolhido anteriormente, o professor Gilberto Agnolin, do PMDB de Chapecó, era consenso no Oeste. E ser secretário da Educação era um sonho antigo. Ele é o diretor de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e alegou razões particulares para não assumir.

Mais do que fortalecer Mauro Mariani na candidatura ao governo, a nomeação dos dois secretários representa oxigenação do PMDB no maior colégio eleitoral do Estado. Ficou desfalcado pela ausência do senador Luiz Henrique da Silveira e pela desistência do prefeito Udo Döhler de disputar uma majoritária. Ganhou força na região o senador Paulo Bauer (PSDB). Moreira e Mariani procuram neutralizar o avanço do tucano e dos antigos e novos aliados Esperidião Amin e Gelson Merísio.          

O cenário eleitoral continua nebuloso e indefinido, mas com novos sinais. O PMDB realizou Encontro Regional em São Lourenço do Oeste, demonstrando unidade, com a presença de Eduardo Moreira e Mauro Mariani. Nos discursos, revelando sintonia.

No Sul, Encontro Regional em Sombrio consolidou a aliança entre Esperidião Amin, do PP, e Gelson Merisio, do PSD, com declarações de “união pela mudança”.  Os dois fizeram fortes pronunciamentos de que estarão juntos em 2018.

Leia mais publicações de Moacir Pereira 

Continua depois da publicidade