*Por Renato Ígor
Na sexta-feira completou uma semana no site da Câmara de Florianópolis a enquete de opinião pública acerca do PLC 1680, que regulamenta os aplicativos de transporte na Capital. Até a tarde de sexta-feira, 87% dos votantes se manifestaram contrários ao projeto de regulamentação.
Continua depois da publicidade
Para o proponente da enquete, vereador Bruno Souza (PSB), o resultado parcial mostra como a população já entendeu que os aplicativos podem funcionar de maneira livre, como ocorre há dois anos, e que a regulamentação apenas trará mais custos e burocracia.
Ministro-secretário
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), convidou o ministro do turismo, Vinícius Lummertz, para ser secretário de Turismo do DF. O catarinense, que tentou ser ministro da mesma área no governo Jair Bolsonaro e não conseguiu, não deve aceitar. Em Brasília, Lummertz se encontrou com o presidente do STF, Dias Toffoli, para discutir segurança jurídica, um dos principais empecilhos para se empreender no setor de turismo.
Continua depois da publicidade
Oficiais coesos
Convocada por seu presidente, o coronel Sérgio Luís Sell, a Assembleia Geral Ordinária da Acors reuniu na quinta-feira os presidentes de sete entidades militares: da Feneme, ABVO, Associação Eloi Mendes, Almesc, Almebras, Amebrasil e da própria Acors, além do comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, e do comandante-geral do CBMSC, coronel João Valério Borges. O deputado estadual eleito Onir Mocellin, que também é coronel, trouxe aos 140 oficiais presentes a mensagem do futuro governador, Carlos Moisés da Silva.
Acerto entre a Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101, e a empresa italiana Salini Impregil, resultará na volta do trabalho nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis interrompidas no início da semana.
Inacreditável
O decreto de indulto que pode livrar da prisão bandidos do colarinho branco é dos fatos mais lamentáveis ocorridos em 2018. Imagine o quanto que se gastou de tempo e dinheiro apurando, investigando, formulando denúncia, obtendo provas e julgando aqueles que foram descobertos pela Lava-Jato roubando dinheiro público? Seria como jogar no lixo o trabalho todo. Presidente Temer, com essa, não será nem nota de rodapé da história brasileira.
Excelência Catarinense
Mais uma vez os cartórios de Santa Catarina estão em destaque no país, com 16 serventias reconhecidas pelo Prêmio Qualidade Total 2018, entregue recentemente durante o 20º Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, em São Paulo. A premiação certifica anualmente as melhores serventias do Brasil, segmento que vem absorvendo cada vez mais serviços que antes eram feitos apenas por outros órgãos. Como é o caso do apostilamento, que trata da validação dos documentos para uso internacional.
Continua depois da publicidade
O procedimento que antes podia levar até quatro meses, agora pode realizado no mesmo dia, dependendo da quantidade de documentos. De acordo com o presidente da Associação de Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC), Miguel Ortale, o reconhecimento é consequência do alto nível de excelência que os cartórios daqui estão conquistando, com um trabalho voltado ao atendimento à população, à informatização dos processos e ao foco nos resultados.
Marambaia
A competente repórter Dagmara Spautz nos informa que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu um parecer contrário ao uso de biorremediadores no Rio Marambaia, em Balneário Camboriú, para controlar os índices de poluição. Esta é a segunda vez que a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) propõe o uso de organismos para consumir os poluentes e recebe negativa do órgão ambiental estadual. Se é o mais indicado, confesso que não sei, mas o fato me lembra um episódio ocorrido nos anos 1980 na Lagoinha da praia de Ponta das Canas. Como o poder público não fazia dragagem no local, foi assoreando.
Os moradores se cotizaram e compraram uma draga. O poder público, enfim, apareceu. Só que para multar, exigir licenças, autorizações, aquela burocracia toda. Resultado: assoreada, a lagoinha fechou.
Gregos
A Fecomércio-SC está organizando um encontro no próximo dia 12, no Sesc Cacupé, em Florianópolis, para aproximar a comitiva grega e o trade turístico da Capital. Eles assinarão acordo para Mykonos e Floripa serem “ilhas irmãs” e promover o turismo nos dois destinos.
Continua depois da publicidade