A lista dos candidatos a deputado estadual não eleitos tem um número impressionante das péssimas votações. São 40 com menos de 100 votos. E 140 com resultado inferior a mil votos. Vai conferir e se constará que dezenas deles são servidores públicos ou professores da rede pública. Candidatam-se para trabalhar na campanha dos majoritários ou para vários meses de licença, dispensados do trabalho. Multiplicam o trabalho da Justiça Eleitoral, aumentam a despesa com as eleições e não sofrem qualquer multa ou punição.

Continua depois da publicidade

O Novo

Gilson Marques, único eleito do Partido Novo para a Câmara dos Deputados, conquistou 27.443 votos. Outros 22 candidatos a federal, de diferentes partidos, fizeram mais votos que ele. Entre os principais suplentes Ana Paula Lima (PT), com 76.304 votos; Marco Tebaldi (PSDB), com 71.528 votos; e Valdir Colatto (MDB) com 71.453 votos, ficaram nas primeiras suplências.

 

Desproporção

Continua depois da publicidade

O advogado Ivan Naatz, do Partido Verde, foi o 40o eleito para a Assembleia Legislativa, com 14.685. Outros 36 candidatos obtiveram votações superiores. Entre eles, Dirce Heiderscheidt (MDB), 32.332 votos; Ana Carolina (PSDB), com 32.199; Cleiton Salvaro (PSB), com 30.192; Serafim Venzon (PSDB), com 30.085; e Silvio Dreveck (PP), com 29.631 votos.

 

Decepções

Entre os candidatos à Câmara que constavam de lista de possíveis eleitos e que tiveram decepcionantes votações se destacam o vereador Guilherme Pereira (MDB) apoiado por Dário Berger e pelo prefeito Gean Loureiro, com 26.364; Angela Albino (PCdoB), ex-secretária de Estado e ex-deputada federal, com 22.866; Manoel Dias (PDT), ex-ministro de Dilma, com 22.517; e Pavan Júnior (PSDB), filho do ex-governador Leonel Pavan, com apenas 14.224.

 

O terceiro

O desempenho do deputado Mauro Mariani (MDB) nos maiores colégios eleitorais do Estado foi considerado decepcionante. Perdeu para Gelson Merisio em Joinville, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Chapecó e outras cidades. Na maioria, ficou em terceiro lugar, perdendo também para o comandante Moisés, que liderou. Na Capital, o prefeito Gean Loureiro pena pesado revés até no sul da Ilha. E não elegeu seus preferidos Valter Gallina e Guilherme Pereira.

 

Leia também:

Case de São José está sob intervenção do Estado