A atriz Lilia Cabral arranca elogios por onde passa, mas quase nunca dão a mesma atenção à grafia de seu nome. A cada 10 citações, nove a nominam como Lilian, com este “n” intrometido no fim. Lilia não é novata, está em evidência há anos, qual a dificuldade de escrever seu nome corretamente? É a armadilha da livre associação. Se a grande atriz Lilian Lemmertz tinha o “n” finalizando seu nome, por que a Cabral não teria? Lilian Pacce, Lilian Celiberti, Leno e Lilian. Por dedução, não existe Lilia e vamos em frente que há assuntos mais sérios a tratar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Sempre há assunto mais sério a tratar, mas errar a grafia de um nome soa como desprezo, um “não estou nem aí” que ofende o ego, sempre tão sensível. Já recebi puxões de orelhas por algumas distrações cometidas, até que passei a me concentrar na questão.
Fila de autógrafos. Qual o seu nome? Stephany. É como eu escreveria, mas pode ser Stefane, Stefany, Esttephani, assim como Tatiane pode ser Thatyane, Tatheani, Tathianne e Nícolas pode ser Nichollas, Níquolas, Nikollas. Fazer o quê? Chutar? Não é a solução mais simpática, melhor pedir gentilmente para que o leitor soletre. Está aí a explicação para as sessões de autógrafos se arrastarem por horas quando não há o papelzinho com o nome do leitor dentro do livro. E você achando que era por causa da popularidade do autor.
Continua depois da publicidade
Femusc começa com show em homenagem a três grandes compositores da MPB, em Jaraguá do Sul
Ninguém gosta de ver o nome adulterado, mesmo que seja por um acento sobrando ou faltando. Ou por um pronome que muda seu gênero. Sra. Nadir ou Sr. Nadir? Recomendo checar antes de subscrever o envelope.
O nome é parte fundamental da nossa identidade, a primeira informação que recebemos sobre nós mesmos e a primeira que fornecemos a estranhos, a fim de sermos introduzidos ao fabuloso mundo da socialização. Hoje somos 8 bilhões no planeta e não há nomes exclusivos para todos, somos obrigados a compartilhar nossa marca pessoal com outros tantos. Por isso, entendo que papi e mami nos registrem com algum detalhe “charmoso” para nos diferenciar – o diabo é que só complicam.
Ovnis em Blumenau? Luzes estranhas flagradas no céu assustam moradores
Poucas pessoas conseguem dar seu nome sem adicionar a observação: Elizza com dois “z”. Thalles com “h” e dois “l”. Walkyrya com “w”, “k” e dois “y”. Não é preciosismo, são os detalhes tão pequenos de nós todos. No meu caso, “Martha com th” virou praticamente um nome composto.
Leia outras colunas de Martha Medeiros
Se o Brasil tivesse ganhado a Copa, os berçários teriam recebido inúmeros Richarlison (um único “s”), Antony (sem “th”), Alisson (um “l” só), Rodrygo (com “y”) e Raphinha (com “ph”). No que concluo: não custa a gente se informar antes de escrever. Até uma Maria pode ser Mharia, até um João pode ser Juão.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Udesc abre 1,4 mil vagas em vestibular sem prova e gratuito
Moisés é 1º ex-governador sem aposentadoria em SC; pensão tem custo milionário
Jurerê e Canasvieiras em Florianópolis iniciam 2023 impróprias para banho