As compras de Natal podem ir muito além dos presentes para familiares e amigos – é uma data comemorativa em que muitos também aproveitam para comprar um presente para si mesmo. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostra que 47% dos consumidores brasileiros irão se autopresentear neste ano, principalmente as mulheres (53%).

Continua depois da publicidade

Em relação ao Natal de 2016, metade dos entrevistados (50%) afirma ter comprado presentes para si mesmos. A prática é justificada por esses entrevistados principalmente pela oportunidade de se presentear comprando coisas que precisam (46%, com aumento de 6,9 pontos percentuais em relação a 2016) e pelo sentimento de merecimento (39%). Entre aqueles que não pretendem comprar presentes para si mesmos (25%), os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (30%), não ter dinheiro (15% – com aumento de 5,7 pontos percentuais em relação a 2016) e ter outras prioridades de compra (15%).

Só não esqueça o motivo maior do Natal: o nascimento do menino Jesus. Os presentes são importantes para materializar nossa lembrança, mas essa “lembrança maior” deve estar acima de tudo.

Continua depois da publicidade

Leia notícias sobre emprego e carreira no Espaço do Trabalhador da Hora

Mais notícias:

10 marcas de lâmpadas natalinas são reprovadas em análise realizada pela Proteste