Membros de conselhos locais de saúde dos bairros de Florianópolis participaram, na semana passada, de uma capacitação promovida pelo curso de graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas (Esag). Eles aprendeream a usar o sistema de controle e acompanhamento do planejamento das ações dos conselhos municipais de saúde, que está sendo desenvolvido por alunos do curso.

Continua depois da publicidade

O trabalho faz parte de uma consultoria prestada pela Udesc Esag à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, resultado de uma parceria firmada desde 2010. Os conselhos de saúde são órgãos previstos em lei, integrados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais, gestores e prestadores da área. Têm a função controlar e fiscalizar a execução das políticas de saúde. Florianópolis conta com um Conselho Municipal e 44 conselhos locais de saúde nos bairros. A capacitação desta quinta contou com os alunos Bruna de Souza, Thales Fontoura e Thiago Borges, coordenados pela professora Sulivan Fischer.

Outras demandas incluídas na consultoria são um o sistema para publicização do tempo de espera dos procedimentos, exames e consultas; uma metodologia para controle do absenteísmo e a descrição de processos da área financeira e de compras. Os resultados serão entreguem em 28 de junho.

​Leia notícias da Grande Florianópolis​​​​​​

Continua depois da publicidade