A prefeitura de Florianópolis instalou outdoors pela cidade chamando a atenção de todos para um tema que já vem sendo discutido há anos: a farra do boi. Em fundo vermelho, a peça chama mostra a frase “Farra do boi é cultura”, com uma correção intencional substituindo as letras CUL por TOR, ressignificando CULtura para TORtura. Tão logo foram instalados, especialmente na região do Pantanal (tradicional reduto da farra), manifestantes pintaram de vermelho as letras TOR e reforçaram as CUL, transformando a frase ao seu sentido anterior.
Continua depois da publicidade
Não sei onde vai parar essa disputa que agora chega aos outdoors, mas penso que a cultura pleiteada pelos que ainda apreciam a farra não é a mesma manifestada pela prefeitura quando a tortura ingressa na brincadeira.
É evidente que, além de uma questão de educação e consciência, é bom lembrar que farra (a da TORtura) virou crime legalmente constituído. Precisamos muito mais do que “corrigir” outdoors para que a prática volte a ser uma manifestação cultural, se é que isso é possível.