Você sabia que muita gente ainda morre por causa da tuberculose? Já pensou se até 2035 o número de pessoas atingidas pela doença caísse para 10 pessoas em cada 100 mil no mundo inteiro? É isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende fazer.

Continua depois da publicidade

O Brasil não está parado e pretende alcançar esse objetivo o mais breve possível. Por isso, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose e reforçou o compromisso com a OMS. Atualmente, nosso país tem cerca de 70 mil casos novos por ano.

Com o plano, até 2035, teríamos 20 mil. Uma redução de 70%. Mas não podemos esperar ações vindas apenas do poder público. Se todos os brasileiros agirem, conseguiremos elevar as chances de cura. Então, a criança que tosse, que não ganha peso, o familiar que está com tosse ou quando a gente mesmo tem tosse, não devemos negligenciar esse sintoma.

Lembrando que se for por mais de três semanas, pode ser tuberculose. Oriente, recomende que as pessoas com os sintomas procurem um médico. O diagnóstico é simples e todas as unidades de saúde estão preparadas para realizá-lo. Quanto antes a pessoa se tratar, menos problemas terá e mais rápido volta à vida cotidiana. A tuberculose tem cura. Não há motivos para não a enfrentarmos.

Leia mais publicações de Mário Motta

Continua depois da publicidade