Marcando os 182 anos da chegada dos 186 pioneiros imigrantes italianos, que viriam colonizar e desenvolver terras brasileiras, a professora doutora Soraia Schutel, trineta do fundador da pioneira Colônia Nova Itália, o médico e violinista Henrique Ambauer Schutel, visita amanhã a Colônia Nova Itália, em São João Batista.
Continua depois da publicidade
Os pioneiros aportaram, em março de 1836, na baía norte da Ilha de Santa Catarina, no porto do Desterro, transportados pelo navio Correio. A primeira colônia de italianos no Brasil, além de Schutel, teve como fundador o armador Carlo Demaria, cidadão inglês, nascido em Gibraltar, possessão inglesa, com raízes em Gênova.
Na sede da Colônia Nova Itália, a professora Soraia Schutel gravará um vídeo, em italiano, que será enviado ao presidente Michel Temer, para que ele agilize a correção do grave erro histórico cometido pelo Congresso Nacional e o presidente da República contra Santa Catarina, com a aprovação e sanção da lei federal nº. 13.617/2018, sancionada em 11 de janeiro de 2018 que atribui, equivocadamente, ao município de Santa Teresa, no Espírito Santo, o título de “Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil”.
Fundada em 1836 no Vale do Rio Tijucas-grande, a Colônia Nova Itália, no atual município de São João Batista, é inequivocamente o Berço da Imigração Italiana no Brasil.
Leia mais publicações de Mário Motta
Continua depois da publicidade