Começa nesta sexta-feira e vai até domingo a 1ª Feira de Artesanato Indígena Kaingang, em Florianópolis, no Terminal do Saco dos Limões (Tisac) desativado.

Continua depois da publicidade

Desde o início da temporada de verão, o Tisac abriga provisoriamente indígenas que vêm à Capital vender artesanato, atendendo acordo mediado pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina no dia 13 de dezembro. Conforme o acerto, que teve a mediação da procuradora Analúcia Hartmann, do MPF/SC, União, Funai, Estado e prefeitura de Florianópolis se responsabilizaram por readequar o Tisac para abrigo provisório dos indígenas.

Famílias indígenas das etnias xokleng e kaingang, do Oeste catarinense, do Paraná e do Rio Grande do Sul, vêm todo ano à Capital vender seus artesanatos na temporada de verão. A Feira de Artesanato Indígena será aberta oficialmente às 9h com a presença de autoridades e de convidados. Em seguida haverá a apresentação de um grupo de dança indígena.

A programação continua às 13h30min com apresentações de músicas tradicionais (adultas e infantis), contação de histórias e grupo de dança. Às 15h30min, terá uma palestra sobre as ervas dos “kujá” (pajés). As famílias aceitarão doações durante o evento.

Continua depois da publicidade