O Hospital Unimed foi o local escolhido por uma respeitável equipe formada por médicos do Brasil e do exterior a fazer uma intervenção coronariana complexa, considerada o primeiro caso do tipo na América Latina a empregar um novo modelo de laser.
Continua depois da publicidade
O procedimento, recanalização de oclusão crônica, foi realizado por especialistas internacionais em um paciente de 44 anos. A equipe médica foi liderada pelo cardiologista intervencionista Dr. Marcelo Harada Ribeiro e outros nomes consagrados no país para essa especialidade, além do Dr. Luís Augusto Dallan, do centro médico norte-americano Cleveland Clinic, Dr. Daniel Willemann, da Suíça, e Dr. Franklin Hanna, da Colômbia.

Em linhas gerais, o laser permitiu abrir uma artéria totalmente fechada por placas de colesterol, fibrose e cálcio.
— Foi um dia histórico para a cardiologia no Brasil e na América Latina — definiu Dr. Marcelo Harada Ribeiro.
Para ele o procedimento representou o marco na era moderna da cardiologia porque a técnica empregada chegou para facilitar a navegação dos equipamentos dentro das coronárias, proporcionando acesso a lesões antes não atingíveis.
Continua depois da publicidade
— A medicina permite olhar para novos métodos, cada vez menos invasivos — explicou ele.

O caso, ainda sem previsão de cobertura pelos planos de saúde, foi custeado pelo fabricante dos materiais utilizados e se destina a pacientes que não podem ser tratados pelas metodologias convencionais. Embora tivesse níveis de complexidade, a avaliação criteriosa da equipe médica, que seguiu as diretrizes recomendadas, foi determinante para realizar o procedimento de forma segura e assegurar o bem-estar do paciente.
Hospital atende casos de alta complexidade
Fundado em novembro de 2014, o Hospital Unimed foi planejado para atender casos de alta complexidade cirúrgica. Em 2019, conquistou da Organização Nacional de Acreditação (ONA) o certificado de qualidade dos serviços de saúde e segurança do paciente, entrando para um seleto grupo de hospitais a obter o selo em Santa Catarina.