No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Espaço Cultural Willy Zumblick, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), recebe uma exposição de obras criadas a partir de material reciclado. Com o tema “Navegar sempre é preciso e outras coisas mais…”, o artista contemporâneo Jesivan da Silva utiliza resíduos da construção moveleira – madeira de canela preta, branca e mesclada – como base de seus trabalhos. Com entrada gratuita, a visitação estará aberta até o dia 6 de julho, de segunda à sexta, das 9h às 19h, no hall do TCE/SC.

Continua depois da publicidade

As peças, todas inspiradas em elementos náuticos, apresentam detalhes em cobre ou inox, como hastes de velas, cascos dos barcos e estrutura principal da obra. De acordo com o artista, que também é gestor ambiental, como alguns itens são coletados na orla marítima, a salinidade proporciona maior dureza aos materiais. Em outras situações, há necessidade do uso de verniz marítimo para a proteção da porosidade.

O Espaço Cultural Willy Zumblick foi criado em 2014 com o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura na sociedade e aproximar o cidadão de artistas, escritores, historiadores e outras manifestações culturais.

Continua depois da publicidade