No fim da Rua das Gaivotas, nos Ingleses, em Florianópolis, há um receptor de lixo instalado pela Comcap para recolher papéis e outros pequenos resíduos trazidos da praia pelos banhistas conscientes dessa responsabilidade.
Continua depois da publicidade
No entanto, alguém está depositando lá garrafas plásticas abertas com óleo de cozinha já usado (pode ser até de modo bem intencionado), mas sem qualquer preocupação com a segurança de que o líquido irá chegar ao local devido e seguro. Até por que a Comcap não faz o recolhimento do material e orienta onde esse tipo de descarte deve ser feito.
Parceiro das donas de casa e fundamental nos restaurantes ou lanchonetes para o preparo das refeições, o óleo de cozinha se torna um vilão quando não descartado de maneira correta. Pode poluir mananciais e entupir encanamentos, provocando uma série de danos à população e ao meio ambiente. Uma gota de óleo pode contaminar até mil litros de água.
Não posso crer que quem descarta o óleo dessa forma não o que está fazendo de ruim para o meio ambiente. E esse óleo descartado, deve ser fruto de barracas ou quiosques da praia, uma vez que por ali não residências, restaurantes ou lanchonetes.
A leitora Camila Pagnocin, que passou por lá e fotografou o absurdo, tentou fazer contato com a Fatma, mas recebeu a informação de que esse tipo de denúncia só poderia ser feito após as 13h. Então tá!
Continua depois da publicidade