Sem uma justificativa plausível, a prefeitura de Palhoça retirou os contêineres que recebiam o lixo produzido pelos moradores da vila da Pinheira. O que corre por lá é que seria por contenção de despesas e que os equipamentos só devem retornar durante a temporada de verão. No entanto, seria bom que as autoridades palhocenses se lembrassem que a Pinheira tem muitos habitantes fixos, durante todo o ano, que não têm onde deixar o lixo até o recolhimento regular. Enquanto o caminhão não passa, cães e urubus fazem a festa com os sacos, espalhando sujeira pelas ruas e atraindo ratos e outros insetos.

Continua depois da publicidade

Penso que só a comunidade poderá resolver de imediato essa situação – ou construindo pequenas lixeiras a partir do nível dos muros das casas, ou evitando deixar os sacos de lixo soltos nas ruas enquanto o caminhão não vem. Como o recolhimento passa três vezes na semana, lixo não recolhido numa segunda-feira, por exemplo, fica à disposição da sujeira espalhada de sexta até quarta da outra semana. Assim, não há organização que suporte, pois, a imundice é diária.

Posso garantir, no entanto, que se a comunidade se der conta de que ela própria pode antecipar-se _ não deixando o lixo espalhado pela rua _ ela própria para resolver o problema ou pelo menos parte dele.

​Confira mais notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade