O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), acaba de formar a quarta turma do curso técnico em agronegócio da rede e-Tec, no polo presencial de São José. 25 profissionais receberam o certificado do curso que é oferecido em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), local onde as aulas presenciais são realizadas.
Continua depois da publicidade
O futuro do agronegócio catarinense passa pela qualificação profissional e atualização tecnológica. E o Sistema investe na capacitação dos produtores rurais com foco na redução do êxodo rural, melhoria da qualidade de vida e da rentabilidade das propriedades. Totalmente gratuito, o curso capacita os profissionais para a execução de procedimentos de gestão do agronegócio. As aulas são 80% a distância e 20% presenciais, nas quais são promovidas visitas técnicas para conhecer a realidade de propriedades catarinenses.
Os profissionais formam-se aptos para atuar nas mais diferentes funções, entre elas empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, além de extensão rural e pesquisa. Atualmente Santa Catarina conta com 12 polos presenciais, talvez isso explique um pouco mais por que está entre os primeiros Estados na qualidade de sua produção agrícola.