Foi assinado nesta quinta-feira, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Senado e a câmara municipal de São José para possibilitar a transmissão da TV Senado e da Rádio Senado na Região Metropolitana de Florianópolis. O senador Dário Berger (MDB-SC), com apoio do senador Esperidião Amin (PP-SC), foi autor do ACT.

Continua depois da publicidade

Segundo a Agência Senado, o acordo prevê que a câmara de São José atue como interlocutor do Senado junto a demais entidades do poder público de Santa Catarina. O objetivo é buscar parcerias que possibilitem a expansão da rede de transmissão da TV Senado e da Rádio Senado nos municípios próximos de São José. Além de reduzir custos operacionais envolvidos na radiodifusão e retransmissão dos sinais de TV e rádio, a fim de viabilizar a prestação de relevante serviço público à população.

A câmara ainda será responsável pela solução completa de transmissão, em Florianópolis, em troca de subcanalização de TV digital em sinal aberto, no canal consignado ao Senado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para a veiculação de conteúdo da casa legislativa.

O município de São José tem uma população estimada de 246.500 habitantes (IBGE, 2019). Já a Região Metropolitana de Florianópolis, que será coberta pela transmissão, abriga mais de um milhão de pessoas.

O Senador Esperidião Amin enfatizou a relevância do acordo para o processo de comunicação no município de São José e acredita que a ação servira de exemplo e será replicada para outras regiões e cidades brasileiras. Já o Senador Dário Berger ressaltou que a câmara municipal de São José é a primeira com quem o Senado fez parceria principal para instalação da TV Senado. 

Continua depois da publicidade

O acordo foi assinado pela diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de São José, Michel Schlemper. O senador Esperidião Amin (PP-SC) e a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, assinaram como testemunhas.

Ilana Trombka reforçou a importância da expansão da TV Senado para disseminação dos trabalhos realizados pelo Congresso. E disse que o acordo se trata da contribuição do senado para o Pacto Federativo.