Uma pessoa morre no trânsito do Brasil a cada 15 minutos. Por ano, são mais de 30 mil mortes. As estatísticas revelam um cenário preocupante e impõem a necessidade urgente de ações focadas na conscientização para mudar essa triste realidade. Por isso, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), anualmente, realiza uma grande mobilização nacional dentro da Semana Nacional do Trânsito.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 15 e 20 de setembro, os profissionais das 148 unidades operacionais ficam disponíveis em mais de 150 pontos do país, entre garagens e terminais de ônibus urbanos e interestaduais, oferecendo atendimentos de saúde e orientações de segurança no trânsito. O foco central das ações deste ano são os profissionais do transporte rodoviário de passageiros e a empatia (a ação de se colocar no lugar do outro), um dos pontos principais de todo esse trabalho de conscientização.
Três palestrantes muito especiais
Assim é que, integrando a Semana do Trânsito, o Sest-Senat promove nesta quarta-feira (18), a partir das 19h30min, no auditório de sua sede na Avenida Marinheiro Max Schramm, 3635, Jardim Atlântico, em Florianópolis, uma palestra muito especial sob o título "Acidente ou incidente – viva a empatia todo dia".
Serão versões especiais de três homens que, apesar de todos os problemas que enfrentaram, continuam apaixonados pela vida: Adriano Miranda, sargento reformado da Força Aérea brasileira e atleta paraolímpico brasileiro do Clube de Regatas Aldo Luz, atual campeão brasileiro de remo; Geraldo Garcia, administrador, empresário no ramo da panificação e praticante de esportes radicais; e Moacir Jorge Rauber, professor, escritor e atleta paraolímpico.
Continua depois da publicidade