Entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro, a cidade de São José recebe a 15º Missão Solidária Marista. Organizada pela Rede Marista de Colégios e pelo Marista Escolas Sociais, a jornada de voluntariado promove ações, oficinas e revitalização em espaços da cidade.
Continua depois da publicidade
Durante a semana eles vão participar de formações e atividades que fortalecem a educação para solidariedade. De acordo com o responsável pela Missão Solidária Marista, Bruno Socher, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências.
“Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e dialógico, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Desde 2005, o Grupo Marista já realizou missões voluntárias em 48 localidades, que contaram com a participação de mais de dois mil jovens.
Atualmente, o grupo está presente em alguns desses locais com o Marista Escolas Sociais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, oferecendo educação gratuita e de qualidade para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Educação para solidariedade
O Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7.700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais que ficam em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.
Continua depois da publicidade
Os estudantes das cidades de Caçador, Criciúma, Florianópolis, Chapecó, Jaraguá e de Curitiba no Paraná vão realizar as atividades que buscam formar e refletir sobre a comunidade. A missão solidária realizará oficinas gratuitas, visitas no Horto Florestal São José, na Cooperativa de Recicláveis – Acarelli e na Fundação Municipal do Meio Ambiente, além de círculos de leitura e vivência Associação de coletores de materiais recicláveis Kesseler.

Para Danuzio Brandelero, diretor do Marista Escola Social São José, a experiência durante a missão é muito rica e transformadora. “Importante espaço para desenvolver, enquanto estudantes, os valores da solidariedade, olhar para fora e saber como contribuir para um mundo diferente” avalia.