Assim como elogiamos a iniciativa de revitalização do chamado Centro Histórico de Florianópolis, também criticamos e recriminamos quando a resposta por parte de quem usufrui não segue a linha de respeito e preservação. Já tivemos episódios que colocaram em rota de choque a Polícia Militar e alguns frequentadores de bares na madrugada, atendendo chamados de moradores da região, que passaram a conviver com barulhos, som alto, gritos e até brigas provocadas pelo consumo de álcool e quem sabe outras drogas.

Continua depois da publicidade

Recebi nesta segunda-feira (15) a reclamação de uma instituição de benemerência que vem sofrendo depredações em suas instalações ao longo das madrugadas. Dizem seus responsáveis que isso ocorre principalmente nas quintas, sextas e sábados, nas proximidades do Instituto Estadual de Educação. Bares vendendo bebidas alcoólicas para menores, consumo indiscriminado de drogas e desrespeito com o patrimônio e o sossego alheiro.

Essa janela da foto foi alvo de uma pedrada por volta das 2h de domingo (14). Até quando (?) perguntam os moradores. A Polícia tem evitado o confronto depois daquele episódio em que acabou sendo criticada pela ação. Mas, alguém tem que tomar providências. A revitalização é algo altamente benéfica, mas com o devido respeito de todos os consumidores.