O mais recente relatório de balneabilidade da temporada de verão, divulgado sexta-feira, 23, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão que substitui a Fatma, mostra que dos 215 pontos analisados, 135 (62,8%) estão próprios para banho. As coletas foram realizadas entre 19 e 23 de fevereiro e o relatório completo está no www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 41 (54,7%) estão próprios. No restante do Litoral, 94 (67,1%) dos locais analisados estão seguros para os banhistas. Em relação ao relatório anterior, 24 pontos passaram para a condição de próprio e seis para impróprio.

“A redução no volume das chuvas e do movimento nas praias favoreceram o aumento no número de pontos próprios”, segundo o gerente de Pesquisa e Análise Ambiental do IMA, Oscar João Vasques Filho.

E daí? Por mais que respeite e admire o trabalho da Fatma, continuo insistindo minha preocupação, muito mais pelos pontos impróprios reincidentes há anos e cujas ações para torná-los positivos e próprios são absolutamente inócuas ou inexistentes.

Leia mais colunas de Mário Motta

Continua depois da publicidade

Confira notícias da Grande Florianópolis