Independente das aulas não estarem sendo presenciais, a questão das vagas na educação infantil continua nos preocupando em tempos de pandemia e continuará sendo motivo de preocupação, muito especialmente quando ela passar. É bom deixar claro que a função desse nível educacional não é a de servir de “babá” ou “cuidar” das crianças enquanto os pais trabalham ou oferecer a elas (às crianças) uma ou mais refeições (em muitos casos as melhores ou únicas refeições do dia).
Continua depois da publicidade
Na educação infantil, as crianças recebem as primeiras noções de relacionamento humano com outras crianças, noções básicas de respeito e cidadania, além dos primeiros conteúdos pedagógicos que lhes serão fundamentais para o desenvolvimento da lógica, do caráter e da personalidade. Portanto, é da maior importância que as administrações municipais estejam atentas para melhorar seu quadro de profissionais do magistério, qualificando-os nessa linha de raciocínio e igualmente fundamental que façam crescer suas estruturas logísticas e suas unidades para poder atender a todas as crianças que buscam por vagas nesse nível escolar.
Recebo a informação de que a antiga estrutura da Escola Rural de Sorocaba de Fora, em Biguaçu, está sendo reformada e, em breve, deverá estar pronta para atender à comunidade como um novo Centro de Educação Infantil, agregando mais 100 vagas às já existentes no município.

O espaço que pertencia ao governo do Estado foi entregue à prefeitura do município há cinco anos e agora recebe investimento de R$ 200 mil.
Vale salientar que esse recurso faz parte de uma medida compensatória ambiental assinada entre a empresa Agroforte e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Continua depois da publicidade
A Agroforte e uma indústria de processamento de resíduos, que transforma as sobras de pescado em matéria-prima para a fabricação de alimento animal e mantém 700 empregos diretos na comunidade de Biguaçu.

Com expectativa de que o espaço esteja pronto para operar já nesse segundo semestre, serão aproximadamente 100 crianças atendidas.
A expectativa é que até lá as aulas presenciais já tenham sido restabelecidas e a comunidade da Sorocaba de Fora e região usufruam de mais um centro de educação infantil no vizinho município.
As fotos foram feitas momentos antes do início da pandemia e tão logo o decreto estadual regulamentou o retorno da construção civil, alguns trabalhadores já retomaram o trabalho com todos os cuidados necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade