Se seu carro é flex e você ainda não sabe se deve escolher álcool ou gasolina, o fator financeiro poderá ser o critério de desempate. Então, saiba como descobrir qual dos dois combustíveis é mais econômico na prática, considerando o preço do litro no posto e a autonomia que proporciona ao veículo.
Continua depois da publicidade
O cálculo mais difundido dá conta que o álcool tem 70% da eficiência energética da gasolina. Ou seja, se um veículo anda X quilômetros com um litro de gasolina, andará 30% menos com o etanol. A conclusão, portanto, é simples: se o preço do litro do etanol for menor que 70% do preço da gasolina, vale a pena encher o tanque com esse combustível.
Se for maior, a gasolina acaba sendo mais econômica. Por exemplo: se o litro da gasolina custar em média R$ 4,000 basta calcular 70% disso e o resultado será R$ 2,800. Se o etanol estiver nesse preço ou abaixo dele, ele será mais econômico, mesmo que por uma diferença muito pequena.
Mas fique atento, pois a Petrobras está mudando o preço da gasolina quase diariamente e essa relação também poderá mudar.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
Saiba como baixar o consumo de combustível em até 40%
INFOGRÁFICO: o que compõe o preço da gasolina