Numa parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), a Escola Básica Municipal de Florianópolis Donícia Maria da Costa, no Saco Grande, iniciou o projeto Vivências Compartilhadas. A Acic já atende estudantes na estimulação e reabilitação visual das crianças cegas ou com baixa visão.

Continua depois da publicidade

Fazem parte do projeto os 34 alunos matriculados no sexto ano do ensino fundamental do período da tarde. Na semana passada, a turma se deslocou até a Associação, onde com os olhos vendados, interagiram com uma exposição artística tátil, vivenciando uma experiência sensorial diferente.

Amanhã, divididos em grupos, eles retornarão à Acic para um novo aprendizado: trabalhar vivência na oficina de cerâmica às 13h30min e às 15h30min. Terão ainda um terceiro encontro, em data a ser definida, focado no respeito às diferenças, nas possibilidades de interação e no direito da acessibilidade em diversos espaços.

O projeto é estruturado pelas professoras de educação especial da sala multimeios da escola, Lenize Arrojo e Joyce Santiago, pela professora de artes da Acic, Camila Vieira, juntamente com a itercambista Tenzin Gyalmo, originária de Butão, país do Sul da Ásia, com o apoio da supervisora escolar Cláudia Nunes.

Meus cumprimentos pela ideia e pela ação.

Continua depois da publicidade