Hoje, mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo (35 mil só no Brasil) vivem com esclerose múltipla, uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e medula espinal). É inflamatória desmielinizante, ou seja, causada por danos na mielina– um material que isola e protege os nervos, agindo de uma maneira muito parecida a um revestimento de um fio elétrico. Pois o Diário Oficial da União (DOU), na edição de 4 de outubro, publicou a abertura da consulta pública 53, que pode beneficiar pacientes portadores da doença.
Continua depois da publicidade
Até 24 de outubro, a população terá a oportunidade de se manifestar, por meio de sugestões devidamente fundamentadas, sobre a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia para a incorporação do medicamento Acetato de Glatirâmer 40mg/ml (já produzido com o nome de Copaxone® 40mg/ml, pela Teva Farmacêutica) na lista do SUS.
A etapa da consulta pública é muito importante no processo de inclusão de um produto no SUS, pois garante que a população opine sobre as terapias a serem incorporadas, o que poderá fazer com que os pacientes da rede pública sejam beneficiados com tratamentos ainda mais inovadores, garantidos pelo governo. Para participar, os interessados devem acessar o site e contribuir através do link "experiência ou opinião".
Confira mais notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade