Com aproximadamente mil metros de extensão, em local íngreme, o acesso ao conhecido “Morro do Gato”, uma das comunidades mais remotas de Palhoça, está recebendo cobertura com lajotas paver, meio fio e rede de drenagem pluvial.

Continua depois da publicidade

É a resposta da administração municipal a uma antiga reivindicação da comunidade, que lutava pela pavimentação há mais de 40 anos. Segundo relato de moradores, nos dias de sol e tempo seco, a estrada causava transtornos aos usuários pelo excesso de poeira, sendo considerada responsável por doenças respiratórias. Já nos períodos chuvosos “a trilha do Morro do Gato”, como era conhecida, se tornava praticamente intransitável.

Segundo o prefeito Camilo Martins, a pavimentação da estrada do Morro do Gato sempre esteve na planilha da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento como obra importante, mas o cronograma tinha outros projetos a serem executados. Na medida em que os trabalhos foram sendo concluídos, ficou viável à Prefeitura atacar obras em áreas mais remotas, como por exemplo, o Morro do Gato e a estrada do Morro dos Quadros, na Guarda do Cubatão.

Segundo levantamento da Prefeitura, a atual administração já assinou ordens de serviços para pavimentar mais de 600 ruas, inclusive o asfaltamento dos corredores do transporte coletivo.

Inicialmente a prioridade foi atender aos bairros mais populosos e gradativamente chegando a outras comunidades.

Continua depois da publicidade

Falta pouco para a conclusão
Falta pouco para a conclusão (Foto: Ricardo Martins)

As obras que atendem o Morro do Gato e o Morro dos Quadros (Guarda do Cubatão) são duas obras significativas do ponto de vista financeiro e com reflexos nas comunidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Os trabalhos no Morro do Gato estão em fase de conclusão, faltando apenas 50 metros para o término da pavimentação de uma rua transversal. De acordo com relatos de moradores, tão logo a obra começou, o valor e a procura por imóveis naquela região aumentaram consideravelmente.