Esta semana representa mais um passo importante para o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, com o início das cirurgias de alta complexidade no novo centro cirúrgico. Sete cirurgias já foram realizadas ontem em pacientes com câncer, quatro pela manhã e outras três à tarde.

Continua depois da publicidade

A nova unidade abriga quatro salas cirúrgicas, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco de recuperação pós-anestésica, 18 de internação pós-operatória, além de uma Central de Materiais Esterilizados (CME). Até o fim do ano, o Cepon conseguirá realizar mais 200 cirurgias por mês no novo centro, mais que o dobro da capacidade atual, com 150 procedimentos ao mês – de média e baixa complexidade.

Além de reduzir o tempo de espera para a realização das cirurgias oncológicas, o novo centro contribuirá para melhorar o serviço prestado em outras unidades, como o Hospital Celso Ramos, o Regional de São José, o Hospital Universitário e a Maternidade Carmela Dutra.

Quem, como eu, acompanha há alguns anos toda a luta para que esse sonho se transformasse em realidade, confesso estar vivendo uma grande emoção.

Leia notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade