Preocupada em respeitar o interesse do consumidor, a Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam) lançou, há alguns meses, um vasilhame de 20 litros padronizado para suas 14 associadas, o que permitiu o reuso por qualquer uma delas.

Continua depois da publicidade

O objetivo era evitar que cada marca adotasse um padrão diferente, obrigando o consumidor a comprar sempre a mesma ou ter de trocar de vasilhame para fazer o reuso. Além de provocar um transtorno para encontrar o produto específico, poderia implicar também em um custo maior para a comunidade.

Passado um tempo após o lançamento, a Acinam tem observado a mudança de atitude da concorrência no mercado. É cada vez maior o respeito e a cautela das indústrias não integrantes da associação com o não uso dos vasilhames das concorrentes. O resultado é muito positivo e está proporcionando maior competitividade e equilíbrio ao mercado.

Para o consumidor, há a garantia de seus direitos. Quando não sobravam vasilhames que não fossem exclusivos, o consumidor pagava pelo descarte. Agora, com a padronização, não é cobrado nenhum extra para a trocar dos galões. O consumidor agradece a concorrência leal e o respeito entre as envazadoras.

Confira notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​

Continua depois da publicidade