Evidentemente, dar conta dos inúmeros buracos e desníveis de nossas ruas é um enorme alívio, só possível com um projeto bem planejado e desenvolvido de recapeamento asfáltico onde ele, o asfalto, já existia. Penso que a próxima etapa deva privilegiar onde ainda não há sequer calçamento.
Continua depois da publicidade
Mas, retomando o "asfaltaço" (não acho graça nos nomes dados a essas operações, mas compreendo seu alcance como marketing político), entendo que o principal avanço que esse trabalho da prefeitura de Florianópolis nos traz, e espero que seja copiado e aplicado em todos os eventos e programas futuros, é o trabalho noturno desenvolvido com agilidade, presteza e segurança, de um modo nunca visto antes por aqui.
A empresa que venceu a licitação está demonstrando que é possível, sim, trabalhar no período noturno de modo a interferir o menos possível na vida regular dos habitantes da cidade. Imagino que o custo do serviço seja relativamente maior (iluminação, hora extra dos funcionários, etc), mas, na ponta do lápis, o transtorno que essa ação evita no dia a dia da população certamente é altamente compensador para todos. Acho que, além da melhora nas ruas, esse exemplo é o que de melhor o Asfaltaço nos deu até agora.