A Fundação Catarinense de Cultura abriu inscrições para a Oficina de Bonecas Abayomi que será realizada no Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina, com a contadora de histórias Maria Ana Raimundo. A oficina será desenvolvida na próxima sexta-feira, 24 de janeiro, das 15h às 17h.
Continua depois da publicidade
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria Biblioteca (Rua Tenente Silveira, nº 343 – Centro, Florianópolis), pelo e-mail bpscsecretaria@fcc.sc.gov.br ou pelo telefone (048) 3665 6422.
São 20 vagas para crianças a partir de 7 anos de idade e não é necessário que os participantes levem material.

Aproveito uma pesquisa do jornalista Kauê Vieira, para contar um pouquinho da história dessas bonecas africanas e sua origem: “Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas”.
Inscreva seu filho ou filha e estimule a criatividade e competência artística com uma interessante atividade educativa e cultural.
Continua depois da publicidade