Sei que minha coluna não integra a editoria de esportes, mas minha formação universitária sim. Sou licenciado e bacharel em Educação Física e por quase 40 anos militei na área. Tive o privilégio de participar como membro da delegação catarinense dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) a partir de 1976 em Porto Alegre e nas edições que se seguiram (todas em Brasília).

Continua depois da publicidade

Mais tarde, já nas comunicações, cobrindo Jogos Abertos de Santa Catarina por rádio, jornal e televisão, também pude perceber a importância do esporte escolar na formação da base de nossas equipes adultas em todas as modalidades.

Quando vibramos com nossas seleções nem sempre compreendemos que a porta de entrada para a formação de nossos atletas é a escola. Por esse motivo, decidi dedicar a coluna de hoje ao trabalho espetacular que ainda continua sendo feito em SC nessa área, pois, apesar do desmanche que sofremos há alguns anos com a extinção da DIFID na Secretaria de Estado da Educação, o esporte escolar catarinense continua tão vivo e atuante como nunca.

Entre os três melhores do país

Na semana passada, a delegação catarinense retornou de mais uma participação nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), competição que substituiu os Jebs no calendário nacional. O gerenciamento do grupo foi da Fesporte, cuja presidente é a professora de Educação Física Natália Lúcia Petry. O calendário também incluiu em 2018 competições importantes como Jogos da Terceira Idade, os Jogos Abertos de SC, Parajasc, Joguinhos Abertos e Olesc, em andamento nas cidades de Timbó e Indaial.

Nossa delegação em Natal (RN) foi composta por 305 integrantes, entre atletas de 138 escolas de 48 municípios e coordenadores de modalidades. Ao fim da competição, SC conquistou um total de 72 medalhas, sendo 13 de ouro, 36 de prata e 23 de bronze, classificando-se entre os três melhores. O atletismo foi a modalidade que conquistou mais medalhas, um total de 26. A natação foi a segunda com um total de 22.

Continua depois da publicidade

Vice das Paralimpíadas

E para fechar o ano, Santa Catarina acaba de participar das Paralimpíadas Escolares Brasileiras, ficando com o segundo lugar, perdendo apenas para a equipe São Paulo, entre as 23 participantes. Foram 45 de ouro, 26 de prata e 23 de bronze.

E o grande destaque catarinense foi a jovem Catarina Martins Machado, 14 anos, atleta de natação do Lira Tênis Clube, de Florianópolis. A nadadora conquistou cinco medalhas de ouro em todas as provas que competiu, além de ser reconhecida como Destaque Feminino da competição.

Parabéns aos nossos jovens e aos dirigentes que continuam apoiando o esporte escolar catarinense.