Acesso a tecnologias da informação, colocando crianças de seis a 10 anos no papel de protagonistas, pesquisadores e produtores, é exatamente o que está ocorrendo na Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, Florianópolis, especialmente com seus estudantes dos anos iniciais.

Continua depois da publicidade

A professora Elaine Martins, na sala informatizada, realiza diferentes atividades para incentivar desde cedo a relação com o conjunto de princípios, métodos, instrumentos e processos científicos. Para os primeiros e segundos anos, o foco é no letramento e na linguagem alfabética. Para os terceiros, quartos e quintos anos, o estímulo ao uso das multiferramentas da Google foi objetivo do primeiro trimestre. Os estudantes se depararam com a ferramenta de busca Chrome e as diversas maneiras de pesquisa, como textos, imagens e vídeos.

Importante salientar que o uso da tecnologia melhora a interpretação das informações e possibilita a discussão de temas cotidianos, além de que a sala informatizada é um ambiente dinâmico e atraente, no qual se favorece o autodidatismo do estudante e a inclusão. É muito bom quando percebemos que com o avanço da tecnologia oferecida, também evolui a formação dos professores e o desenvolvimento dos alunos que são os principais atores dessa ação. Cumprimentos a todos.

Confira notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​