As novas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira de pesquisa no continente gelado reconstruída após um incêndio há oito anos, fica na ilha de Rei George na Antártica. A nova Base que seria inaugurada nesta terça-feira (14), teve a cerimônia transferida para amanhã pela dificuldade do pouso da aeronave que transportava as autoridades para a região. A inauguração terá a presença do vice-presidente Hamilton Mourão e do ministro Marcos Pontes. O governo federal investiu cerca de US$100 milhões na construção da unidade, que recebeu os equipamentos mais modernos do mundo e foi ampliada.

Continua depois da publicidade

Equipamento pronto para embarque
Equipamento pronto para embarque (Foto: Olsen/divulgação)

E dá para dizer que tem um pedacinho de Santa Catarina por lá, representado pelo equipamento odontológico avançado que a empresa catarinense Olsen, aqui de Palhoça desenvolveu e despachou para a Antárctica. O inverno gelado do continente gelado prende quem está por lá pelo menos por seis meses e a partir de agora caso alguém tenha um problema dentário de emergência já poderá ser tratado com todo o conforto e tecnologia, o que não era possível na situação anterior.

O mesmo equipamento está em fase de testes nos EEUU.
O mesmo equipamento está em fase de testes nos EEUU. (Foto: Olsen/divulgação)

A Olsen Odontomédica desenvolveu equipamentos portáteis com qualidade e possibilidades semelhantes aos mais avançados equipamentos de consultório. A empresa já serve ao Exército brasileiro há alguns anos, com um equipamento odontológico transportado numa mochila para tratamentos dentários no interior da selva amazônica. Equipamento semelhante ao que está instalado na Base da Antárctica, foi apresentado recentemente em feiras de equipamentos militares nos Estados Unidos e está sendo avaliado para futuras negociações.

Continua depois da publicidade