O projeto Eu Amo a Praça terá edição especial neste sábado, na Praça Dom Pedro I. O evento conta com a parceria do Hemosc para coleta e captação de cadastro para doação de medula. Excepcionalmente neste dia, não haverá coleta de sangue. O transplante de medula é uma forma de tratamento que consiste em substituir a medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo a reconstituição de uma medula saudável. No cadastramento é coletada a quantidade de 5ml de sangue para realização de exame em laboratório para identificar a característica genética.

Continua depois da publicidade

De acordo com a responsável pela Captação de Dados no Hemosc, Cláudia Lima, em 2017 a quantidade de pessoas cadastradas em Santa Catarina foi de 178.037. Já em relação a Brasil, foram registrados 4.494.407 de doadores. Uma das dificuldades é que os cadastros só podem ser realizados dentro do Hemocentro, o que muitas vezes complica a vinda de potenciais voluntários. Por outro lado, muitas pessoas ainda não têm esclarecimento da importância do cadastramento e o quanto é simples o procedimento, o que dificulta a captação de novos doadores.

O horário de atendimento no Hemosc será das 11h às 16h e a programação do evento ocorrerá das 11h às 17h com atividades gratuitas, intervenções artísticas e culturais e gastronomia. Além de contar com os jogos e brincadeiras para a criançada se divertir.

​​​​​​Confira notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​

Continua depois da publicidade