No calendário religioso, dia 6 de janeiro, próxima segunda feira, é Dia de Reis. A data marca também a realização da 20ª Edição do tradicional Encontro de Ternos de Reis em Florianópolis. A promoção é da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
Continua depois da publicidade
A programação terá início a partir das 17h, quando os grupos participantes se reunirão em frente da Catedral Metropolitana. Dali sairão em desfile musical pelas ruas centrais de Florianópolis cultivando essa tradição maravilhosa. Depois da caminhada, à partir das 19 horas, os Ternos voltarão ao interior da Catedral Metropolitana, para suas apresentações. Logo após se apresentarem, os grupos saem da Catedral em direção ao Presépio na Praça XV, para o encerramento das atividades natalinas.
O Terno de Reis de Florianópolis foi declarado em 2019 – Patrimônio cultural imaterial da cidade, pela relevância deste bem cultural no intuito de salvaguardar a memória e a identidade das comunidades que desenvolvem esta tradição. Faz-se lembrar que a tradição de cantar o Terno de Reis chegou com os açorianos no século XVIII, e que ainda hoje continua presente em todo o litoral catarinense.
O Terno de Reis é um festejo natalino que narra a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus. Também chamado de Folia de Reis ou Reisado, esta importante manifestação do folclore é preservada principalmente por famílias que passam esta tradição de geração em geração. Durante as comemorações de fim de ano, os grupos visitam as casas cantando versos sobre a viagem dos três reis magos e o nascimento do menino Deus. Sendo uma manifestação cultural religiosa festiva, praticada pelo catolicismo no intuito de rememorar a atitude dos três Reis Magos.
Essa tradição herdada da cultura açoriana é marcada no calendário social e como ritual religioso, que se mantém vivo em Portugal e no sul do Brasil. O Terno de Reis tem a função de agregar a sociedade e as famílias, para a sua perpetuação além de valorizar e fortalecer esta tradição cultural religiosa que ajuda também a promover o turismo local. Um Grupo Musical que canta os Reis há 100 anos em SC.
Continua depois da publicidade

O encontro de 2020 contará com a participação dos grupos de Florianópolis e para abrilhantar ainda mais as apresentações, foi convidada a Família Dias de Blumenau. O grupo Blumenauense está completando nesta data 100 anos de tradição nos festejos (cantoria) do Terno de Reis. Na Família Dias o cantar do Terno de Reis sempre foi motivo de orgulho e tradição. Por volta de 1919 o seu patriarca Oliveira Moysés Dias, na sua mocidade, já fazia parte dos grupos de Ternos de Reis na cidade de Tubarão – SC.
Ao longo dos anos a tradição foi passada aos filhos e aos poucos a Família Dias foi se renovando, vindo a participação dos netos, sobrinhos, primos e bisnetos. Ao todo, a Família Dias já gravou 10 CDs e 2 DVDs, alguém juntamente com Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Lourenço e Lourival, Mococa e Paraíso, participou do CD “ 80 Anos da Música Caipira no Brasil ” com a música “ Meu rancho ao pé da serra ”, de Téo Azevedo.
Também se apresentou em vários programas de TVs, como o Viola minha Viola (TV Cultura), Programa Célia e Selma (Canal Rural), Brasil Caboclo (TV Câmara), Ponto de Encontro Cultural (Rede Vida) e Terra da Padroeira (TV Aparecida).