Vivo me perguntando até quando as pessoas precisarão enfrentar situações como essa. Será que nesse mundo, cada vez mais digital, não existem alternativas mais evoluídas para se conseguir uma consulta num posto de saúde?
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Será que a única alternativa ainda é enfrentando filas na madrugada, sujeitando-se ao frio, à chuva ou ao vento, para ser contemplado com uma ficha e certamente deixando alguém que chegou depois sem esse atendimento?
Quando o leitor Claudemir de Oliveira chegou à Unidade Básica de Saúde do bairro Fazenda Santo Antônio, em São José, ontem por volta das quatro e meia da madrugada, 21 pessoas já aguardavam na fila. Essa foto foi tirada por volta das 5h10min e 29 pessoas já estavam ali.
Como o número diário de fichas para consultas é 26, mesmo tendo chegado tão cedo, algumas dessas pessoas ficaram sem conseguir o esperado e necessário atendimento.
O leitor fez questão de me dizer que o atendimento da UBS é excelente, mas o problema é consegui-lo. Por que não antecipar a marcação das consultas para a semana, feita durante o horário normal, evitando unicamente a “ordem de chegada”?
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O número de habitantes do bairro está perto de 10 mil pessoas e chega a ser humilhante ter que “virar a noite” aguardando uma ficha para a consulta. Não deve ser por que os contribuintes “gostam de sofrer”, não é?