O movimento escoteiro de Santa Catarina está em festa. A meta de 11 mil membros foi alcançada e com isso o Estado está entre as três maiores regiões escoteiras do Brasil, junto com São Paulo e Rio Grande do Sul. O número é resultado do trabalho dos escoteiros de SC para proporcionar os benefícios do escotismo a um número, cada vez maior, de membros juvenis atraindo, com isso, adultos voluntários que atuam na aplicação do método e na gestão das unidades escoteiras locais.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina possui, atualmente, 135 unidades escoteiras locais em diferentes municípios e regiões geográficas. Dessa maneira, o Estado contribui com a meta nacional de, até 2023, chegar a 200 mil jovens e ser reconhecido como mais relevante movimento de educação complementar do país. O escotismo foi fundado em 1907, na Inglaterra pelo General Robert Baden-Powell. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos.

A proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Continua depois da publicidade