No ano que marca um século do nascimento de Ernesto Meyer Filho, o artista catarinense está entre as 30 pessoas e 10 organizações homenageadas com a maior distinção do Parlamento catarinense. A cerimônia, nessa segunda feira (25), reconhece e destaca ações que tenham contribuído para tornar o estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano.
Continua depois da publicidade
Ernesto Meyer Filho, in memorian, é considerado um dos principais expoentes do Modernismo pela historiografia da arte catarinense. Atuou num momento de virada paradigmática da arte, abrindo caminhos para o que mais tarde se convencionaria chamar de arte contemporânea.

O artista plástico ficou conhecido nacionalmente como o “mago dos galos”, por ter quintais e galos fantásticos como temas preferidos em suas pinturas. Em Florianópolis, onde viveu a maior parte do tempo, o artista autodidata, bancário por formação, destacou-se por deixar sua arte até em guardanapos de papel e folhas de cheque.
A homenagem é uma indicação da deputada Luciane Carminatti (PT) e será recebida pela filha de Meyer Filho, a também artista Sandra Meyer.
Continua depois da publicidade
Tive o privilégio de conviver com Meyer Filho assim que cheguei a Florianópolis e desfrutar de sua irreverência, de sua capacidade artística e das boas histórias que não perdia a oportunidade de contar. Suas obras o mantém vivo, como vivas foram e sempre serão as cores de suas pinturas.