Por iniciativa do saudoso professor Sérgio Grando quando Prefeito de Florianópolis, que teve início a subida do transporte coletivo aos morros da cidade. Em quase todos eles, o veículo utilizado era um micro-ônibus pela facilidade da subida em função das ruelas que foram abertas entre as casas, construídas sem um planejamento que pudesse ser seguido, e segundo uma desorganização que se ajeita até hoje dentro das possibilidades de cada comunidade. Passaram-se os meses, anos, e hoje, a maior parte dessas linhas faz uso de carros grandes (não sei se é por uma questão econômica – fazer menos viagens com mais passageiros), enfim… O fato é que as ruelas continuam exatamente como eram (salvo raras exceções) e tanto motoristas dos coletivos como dos veículos que circulam por essas ruelas, passam aperto (na verdadeira acepção do termo) para cruzarem (quando não são dois ônibus como acontece quase sempre na Serrinha). Será que não há como aumentável tal o número de viagens e diminuir o tamanho desses coletivos? Para o bem de todos e do transito em geral.

Continua depois da publicidade

Está chegando um novo WhatsApp

O lançamento inicial cobriu cinco países (EUA, México, Reino Unido, Itália e Indonésia) e em pouco tempo o WhatsApp Business (disponível por enquanto apenas na plataforma Android) acumulou mais 500 mil downloads. O aplicativo, que é voltado para pequenas e médias empresas, permite a criação de contas comerciais no WhatsApp e acaba de chegar ao Brasil. Ele pode funcionar em qualquer celular simultaneamente ao WhatsApp de pessoa física, porém, não aceita nenhum número móvel que já tenha sido registrado no WhatsApp de pessoa física. Dentro do WhatsApp Business, a empresa é estimulada a criar um cadastro informando endereço, tipo de negócio, descrição do negócio, horário de atendimento, email e site. Pela lista de categorias pré-definidas é possível ter uma idéia do público-alvo que o WhatsApp mira com esse novo app: mercadinhos, salões de beleza, restaurantes, hotéis etc.Outra possibilidade é fazer a autenticação usando um número telefônico fixo – o WhatsApp faz uma ligação automática e informa o código de acesso. Finalmente, é proibido o envio de mensagens em massa ou mensagens automáticas e afins, a não ser por meio de ferramentas fornecidas pelo próprio app.

Passaporte e Identidade nos cartórios catarinenses

Na semana passada publiquei uma informação amparada no Provimento nº 66 da Corregedoria Nacional de Justiça, que possibilitará mediante convênios, que os Cartórios de Registro Civil possam expedir Carteiras de Identidade e até Passaportes. Ontem, na Rádio CBN Diário, entrevistei Liane Alves Rodrigues, Presidente da Associação dos Reguladores de Pessoas Naturais de Santa Catarina e ela confirmou que as primeiras tratativas para a assinatura dos convênios já começou aqui no Estado. Liane também disse que após essa iniciativa e experiência, é possível que os cartórios sejam contemplados também com a possibilidade de expedir Carteiras de Trabalho e CNHs, por exemplo. Pela capilaridade nacional dos cartórios de registro civil, essa iniciativa ajudaria a desburocratizar os serviços e liberaria os atuais emissores para que possam cumprir os objetivos primários de sua existência.

Continua depois da publicidade